Os Serviços Educativos promovem regularmente um conjunto de ações lúdico-pedagógicas para estimular o conhecimento e a vivência dos espaços culturais do concelho.
As atividades são abertas à participação de um público vasto: crianças (escolas e famílias), seniores e comunidade em geral. As iniciativas são pensadas para dar a conhecer a Biblioteca Municipal António Botto e os Museus de Abrantes (MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, Panteão dos Almeia e MDF – Museu Metalúrgica Duarte Ferreira); despertando assim a criatividade e o interesse pela História, pelo Património e pela Arte. Pretende-se desenvolver o gosto e o respeito pela diversidade cultural e pela leitura, criando experiências compensadoras que estimulem visitas regulares aos espaços culturais, numa ótica de educação não-formal, de forma a contribuir para a valorização do património e integração social.
Contactos
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A GUARDIÃ DO CONVENTO
Ao entardecer, o convento revela pormenores, curiosidades e histórias que só conseguem ser vistas à meia luz. Pensa que sabe tudo sobre o convento? A nossa guardiã vai provar-lhe o contrário.
Público: famílias
N.º de participantes: 10 no mínimo e 15 no máximo
Duração: 50 minutos
MIAA LÁ FORA: A ARQUEOLOGIA VAI À ESCOLA
A Filomena dá a conhecer a profissão de arqueólogo, a sua importância, as técnicas usadas e os tipos de objetos achados. Que histórias nos contam? Vamos focar-nos numa peça específica para iniciarmos um processo de descoberta!
Público: 1.º ciclo – secundário
N.º de participantes: 10 no mínimo e 25 no máximo
Duração: 50 minutos
PARA LÁ DAS CORES E PARA LÁ FORMAS
A arte conta histórias, esconde segredos e estimula a imaginação. Poderemos entrar numa obra de arte? Poderá o nosso corpo fazer parte de uma obra de arte? Usando o corpo, a voz e movimento, vamos recriar as obras de arte através da performance, relacionando artes plásticas com artes performativas.
Público: 1.º ciclo - secundário
N.º de participantes: 10 no mínimo e 25 no máximo
Duração: 50 minutos
DE LÁPIS NA MÃO
Vamos descobrir uma exposição de lápis e caderno na mão. Vamos anotar, desenhar, rabiscar e levar linhas, pontos e formas a passear. Desafiamos-te a olhar, sentir e recriar o que viste no museu.
Público: 1.º ciclo - secundário
N.º de participantes: 10 no mínimo e 25 no máximo
Duração: 50 minutos
À CONVERSA COM A ARTE
Falemos de arte contemporânea. O que é? Quando surge? Que universo artístico é esse que nos permite falar com o mundo? Se eu fosse artista, que meio iria usar para dizer o que penso ou sinto? Vamos descobrir os vários discursos usados pelos artistas.
Público: 1.º ciclo - secundário
N.º de participantes: 10 no mínimo e 25 no máximo
Duração: 50 minutos
O QUE É UM TESOURO?
Na Sala do Tesouro há muitas joias. Mas, afinal, o que são joias? Serão apenas objetos feitos de materiais preciosos? Tudo o que é valioso é uma joia? O que é ser valioso? E será que conseguimos criar os nossos próprios tesouros?
Público: 1.º ciclo – secundário
N.º de participantes: 10 no mínimo e 25 no máximo
Duração: 50 minutos
ABRE’ANTES!
Os Almeida e os seus túmulos. A tomada do Castelo. A igreja, os azulejos mouriscos e o Palácio dos Governadores. A torre de menagem. E a lenda de Zahara? Também! O Panteão dos Almeida e o Castelo são locais cheios de história e que fazem parte da História: quem melhor do que uma arqueóloga ou, quem sabe, alguém vindo de outros tempos para contá-las?
Público: 1.º ciclo – secundário
N.º de participantes: 10 no mínimo e 25 no máximo
Duração: 50 minutos
TESOUROS PARA DESCOBRIR NO JARDIM DO CASTELO
O jardim do castelo é um mundo de plantas, animais, fungos e seres vivos que nos fazem companhia. Desafiamos-te a descobrir as espécies naturais deste jardim e registá-las no passaporte do explorador.
Público: geral/famílias
N.º de participantes: 10 no mínimo e 25 no máximo
Duração: 50 minutos
DO NADA, OU DE TUDO, SE FAZ ARTE
Vamos fazer um passeio pelo Jardim do Castelo. Observa, identifica e regista a “arte da natureza” que encontraste e que não foi criada por nenhum artista como, por exemplo, sombras, galhos retorcidos, manchas, rastos, flores solitárias, ervas daninhas, fendas, folhas rasgadas, texturas, padrões e grafismos das cascas de árvores, geometrias naturais, etc.
Público: pré-escolar - secundário
N.º de participantes: 10 no mínimo e 25 no máximo
Duração: 50 minutos
O TEMPO COMEÇA AQUI
Picar o ponto é o início desta viagem! Depois, o público será transportado para a Metalúrgica Duarte Ferreira em plena laboração. Vamos viajar pelas memórias do que foram as esperanças, os desalentos e o sentido de comunidade do Tramagal.
Público: pré-escolar - secundário
N.º de participantes: 10 no mínimo e 25 no máximo
Duração: 50 minutos
NAS ASAS DA BORBOLETA
A borboleta tem uma vida efémera. A borboleta é delicada, esvoaçante. Poderá a borboleta ser o símbolo de uma empresa cuja arte maior era fundir ferro? Vamos dar asas à nossa imaginação, soltar as mãos e perceber onde nos levarão, afinal, as asas da borboleta.
Público: 1.º e 2.º ciclo
N.º de participantes: 10 no mínimo e 25 no máximo
Duração: 50 minutos
APRESENTO-ME: BERLIET-TRAMAGAL
Quem foi ou o que foi a “Berliet”? Através da construção de uma maquete vamos descobrir o quão importante foi a “Berliet” para a fábrica, para a economia do país e para a identidade da vila do Tramagal.
Público: 1.º e 2.º ciclo
N.º de participantes: 10 no mínimo e 25 no máximo
Duração: 50 minutos
À DESCOBERTA DA BIBLIOTECA
Numa biblioteca “só” há livros? O que é um acervo? E será que na biblioteca há espaço para barulho e novas tecnologias? Vamos descobrir, afinal, que serviços e atividades podemos encontrar na biblioteca, durante uma visita guiada que promete trazer muitas surpresas e, quem sabe, derrubar alguns mitos.
Público: 1.º ciclo
N.º de participantes: uma turma, 5 no mínimo e 20 no máximo
Duração: 50 minutos
CONTEM-ME HISTÓRIAS
Já pensaram que as histórias também são pontes que nos ligam? E depois, quando vêm cá para fora, tornam-se únicas, tanto para quem as conta como para quem as ouve. E há tantas, tantas histórias para contar! Vamos ouvir?
Público: geral
N.º de participantes: uma turma, 5 no mínimo e 20 no máximo
Duração: 50 minutos
HISTÓRIAS DE NÓS
No princípio, temos um adereço que é, nada mais nada menos, do que um mote, um ponto de partida. Depois, chega um convidado que, a partir do tal adereço, nos irá contar uma história de vida. Está aberto o caminho para a para a criação de um repositório de memórias de vidas, de atividades, de ofícios...
Público: geral
N.º de participantes: uma turma, 5 no mínimo e 20 no máximo
Duração: 50 minutos
ACADEMIA 100 FIOS – OFICINAS TIC
Vivemos rodeados por computadores, telemóveis e internet. Mas será que sabemos mesmo utilizar as novas tecnologias em nosso proveito? Com estas oficinas, pretendemos promover a aquisição de competências tecnológicas fundamentais, que facilitam alguns aspetos do nosso quotidiano.
Público: geral
Duração: 60 minutos
A visita orientada aos museus e outros espaços ou serviços procura potenciar debates e reflexões, estimular o olhar, a concentração e a sensibilidade às diversas linguagens.
Museus a visitar: MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Museu MDF – Museu Metalúrgica Duarte Ferreira e Panteão dos Almeida – Igreja de Santa Maria do Castelo.
— As visitas orientadas são direcionadas a grupos e têm um custo suplementar de 2€ por pessoa no MIAA e 1€ por pessoa no Panteão dos Almeida e no MDF (aplicados a todos os escalões da tabela de
preços);
— As visitas orientadas realizam-se, de terça-feira a sábado, com um mínimo de 10 e um máximo de 30 pessoas, tendo a duração máxima de 90 minutos;
— Marcação prévia com quinze dias de antecedência, por e-mail para museusdeabrantes@cm-abrantes.pt.
— O pagamento das visitas orientadas poderá ser efetuado por transferência bancária (para o NIB a indicar no contacto do serviço de museus), devendo o comprovativo de pagamento ser enviado para contabilidade@cm-abrantes.pt , antes da data da visita;
— A visita deverá ser confirmada até 48 horas de antecedência e a inscrição só é válida quando confirmada;
— O cancelamento de visitas orientadas deverá ser feito num prazo máximo de 48 horas relativamente à data da visita, sob pena de não ser possível a devolução do valor pago, sempre que feito antecipadamente;
— Os grupos devem apresentar-se na receção 15 minutos antes da hora prevista para a visita, de modo a permitir que esta se inicie à hora marcada;
— A tolerância máxima de atraso para o início das visitas é de 15 minutos, sob pena de esta não se poder realizar;
— Os professores e acompanhantes de grupos não poderão ausentar-se durante a visita, cabendo-lhes a responsabilidade de assegurar o cumprimento das regras dispostas nos pontos anteriores e pela segurança dos membros do grupo.
Outros espaços:Biblioteca Municipal António Botto, ParqueTejo – Lazer, Turismo e Ciência, Quartel - Galeria Municipal de Arte e Centro Histórico.
Público: geral
Duração: 60 minutos
Condições específicas para as visitas de grupos escolares (todos os níveis de ensino):
— Alunos de escolas do concelho: visita orientada gratuita
— Alunos de escolas fora do concelho em visita orientada: €1 por participante
Pensar para fazer
Tem uma ideia? Gostava de a desenvolver num projeto connosco? Fazer com os outros é melhor do que fazer sozinho. Venha comer uma Palha e ou uma Tigelada de Abrantes e partilhe a sua ideia. Consigo criaremos um projeto à sua medida. Esta ação destina-se a professores de todos os níveis de ensino ou outros mediadores.
Público: Professores e outros profissionais
Duração: 120 minutos
Frequência: por agendamento